Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sobre a Sabedoria

Livro base: Provérbios

Quando se quer buscar na Bíblia instrução sobre sabedoria, justiça e "retidão" moral o Livro mas recomendado é Provérbios.
O livro de Provérbios foi escrito pelo Rei Salomão, filho mais novo de Rei Davi com Bate-Seba, que foi o terceiro rei de Israel e governou por cerca de 40 anos... Por que podemos confiar tanto no que é escrito pelo rei Salomão nesse livro? bom, os motivos são diversos mas vamos citar apenas 3 deles:

  1.  o primeiro  mais importante e inquestionável é que a Bíblia é infalível, não existem controvérsias em suas escrituras,    
  2. Quando alguma personagem Bíblica escreve um Livro ele o escreve com a direção e unção do Espirito Santo
  3. Salomão foi e ainda é o homem mais sábio da terra, como é dito em 1 Reis 3:3-12 "E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso. E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará." 



          Tendo em vista todas essas circunstancias as quais o Livro de Provérbios fora escrito não temos duvidas nenhuma quanto a necessidade de se buscar em Provérbios todos os atributos já citados. Salomão exalta a todo momento o quanto é preciso querer ser sábio, ele nos prova que tudo em nossas vidas está atrelado a sabedoria, cada escolha, cada palavra a ser dita, cada passo deve ser dado com sabedoria.
          A falta de sabedoria é a "decomposição" ou a "putrefação" da carne e do espírito do individuo, o individuo sem sabedoria persistirá em todos os seus erros muitas vezes sem saber que está errando... Então você se pergunta, como posso ser sábio, e a resposta é lógica: Oração e Bíblia, e essa ordem de oração primeiro e Bíblia depois, importa? Sim, pois através da Oração tu pedirás a sabedoria e através da Bíblia tu obterás a resposta...

Provérbios 8
11-12"Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos(...) 
(...)14-17 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão(...)
(...)22-30 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;"

        Para o Cristão que busca viver com Retidão  fica mais que evidente a importância do livro de provérbios e muito mais, a busca pela sabedoria...



Autor: Guilherme Taets/ co-autor do Blog.   




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário