Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Trindade na Benção Apostolica


---> 2 Coríntios 13:13. (Benção Apostólica)

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós."

No Antigo Testamento, os filhos de Israel eram os servos do Deus Altíssimo. Deles vieram os profetas, a lei, as promessas... enfim, eles eram os filhos de Deus, o povo consagrado por Deus para participar da Antiga Aliança (Romamos 9:1-5). Por isso, muitas vezes os israelitas são conclamados a santificação,por exemplo em Levítico 11:44. Os filhos de Israel eram o povo santo.
Tendo deixado isso evidente, analisemos Números 6:22-27.

Disse mais o Senhor a Moisés: Fala a Arão, e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel; dir-lhes-eis:  

O Senhor te abençoe e te guarde;  
 o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;  
 o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz. 

Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.  

Aqui vemos a famosa benção sacerdotal com o nome de Deus, Senhor, sendo invocado de forma tríplice, uma figura poética destinada a demonstrar plenitude daquilo que se têm em vista dignificar. Deus promete, através dessa benção, colocar o seu nome sobre os israelitas, talvez um eco de "sede santos,por que eu, o Senhor, sou santo", enfatizando a consagração santificadora e singular dos israelitas ao seu Deus único, a quem eles deviam servir e adorar.  O "eu" no versículo 27 indica que Moisés tem em vista aqui um único Deus, cujo o nome é  Senhor.
Após o advento natalício de Cristo e sua obra vicária e expiatória, a aliança divina se espalha a todas as nações (Mateus 28:19). Não era mais só aos judeus que cabiam a aliança; ela foi agora estendida também aos gentios. Os "santos" agora eram todos os descendentes espirituais de Abraão (Romanos 9:6-13).

No Novo testamento, há uma benção que tem uma singular importância ao estudo.

 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.     Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.    A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.   (2 Coríntios 13:11-13)

A benção outorgada aos cristãos em 2 Cor 13:13 permite a santificação conclamada no versículo 11, uma forma muito semelhante de dizer "Assim porão o meu nome sobre os filhos ..." A Israel genética foi abençoada e separada (consagrada, santificada) no poderoso nome de Yahweh, já os santos filhos da Israel espiritual, são abençoados no nome de Cristo, de Deus Pai e do Espírito. Talvez esta seja uma das passagens mais claras na Biblia que as três pessoas da Trinitate Sancta são chamados e invocados (um ato látrico) no singular nome de Yahweh, tornando evidente que eles são participantes da mesma divindade. Três personalidades que partilham do nome e essência única de Yahweh. Três pessoas divinas participantes da unidade e singularidade do Deus monotéista. 




Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário