Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Três motivos contra o Sabelianismo



O sabelianismo (unicismo) é a visão de que Deus é uma única pessoa; não há uma segunda pessoa chamada Filho, nem uma terceira chamada o Espírito. Antes, quando Deus é ativo na criação do universo e o controlando, ele deve ser chamado Pai; quando ele está ativo na redenção, ele deve ser chamado Filho; e quando ativo na santificação ele é chamado Espírito. Os três nomes significam três atividades diferentes da mesma Pessoa.


A seguir eu dou três motivos pelos quais não concordo com essa doutrina:


1) A interpretação sabeliana é bastante falha em João 5:19-25. Naquele texto, as funções desempenhadas pelo Pai são a mesma da do Filho,e o texto não confunde o Pai com o Filho, antes mostra que "tudo que o Pai faz, o Filho semelhantemente faz" (João 5:19). Se a interpretação de que Pai e Filho são duas diferentes manifestações funcionais do Deus Eterno, o texto ficaria totalmente tautológico, uma vez que agora a função do Filho seria confundida com a do Pai, e a interpretação sabeliana cairia por terra.

2) Talvez, uma das mais importantes argumentações seja a sobre o Logos (Verbo) de João 1. O Logos é diferenciado de Deus (Pai) pela segunda cláusula "o Verbo estava COM Deus"(veja minha argumentação em João 1:1 sobre a divindade de Cristo), ou seja, a refêrencia diz respeito ao relacionamento amoroso entre Deus e o Verbo (João 1:18), e não a um aspecto funcional ad extra de Deus. O relacionamento Verbo-Deus é uma relação ad intra (conforme dito que Verbo era também Deus).

3) Mateus 28:19 não se encaixa com a visão sabeliana. Segundo essa visão,o Pai é o aspecto funcional de Deus na criação e preservação, o Filho, aspecto funcional de Deus na expiação e purificação, e o Espírito Santo, aspecto funcional de Deus na santificação, uma exegese que se aplicada a fórmula batismal, é "batizando em nome da criação,da redenção e da santificação", ou seja, uma interpretação absurda. Dr. Gordon H.Clark explica:
Deve-se notar que no Novo Testamento o termo Pai nas passagens pertinentes não expressa uma relação com o homem. O Pai é o Pai do Filho. Mas atividades, como criação e redenção, não pode ser do pai e do filho. Em outras palavras, a fórmula tripla não salienta sobre o que Deus faz; ela salienta o próprio Deus como triplo.

Assim, vemos que a Biblia entende que o Pai, Filho e Espírito Santo são entendidos como diferentes. Eles não são a mesma pessoa

Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário